LIXO/BASURA/TRASH


--------------------------------------------------------------------------------
Gostaria de saber o por quê deste filme não ser passado no Brasil???? Se você teve a coragem de filmá-lo nos piores lugares possíveis, nas piores periferias brasileiras, isso prova que, por outro lado tem medo de mostrar a "sua" visão de "seu país"(ao qual dúvido que tenha qualquer apreço por ele)aos seus paisanos. Não te parabenizo pelo prêmio ganho no Festival de Sundance. O seu prêmio mostra o quanto este Festival está fraco de idéias. Não passá-lo no Brasil mostra que este documentário não tem qualquer apelo social e sim um apelo OPORTUNISTA em chocar denegrindo a imagem de um país como o Brasil. Falo isso porque todo pessoal que trabalha com o cinema, qualquer crítico , autoridade ou cidadão, sabe de todos os problemas sociais que passa nosso país. Já estamos cansados de ver nossas mazelas sociais contadas de forma verdadeira e responsável em nosso cinema, algo que você não fez e tampouco teve a intenção de fazê-lo com seu projeto . Falo do verdadeiro cinema como Cidade de Deus, Carandiru, o documentário do João Salles sobre a Cidade de Deus, entre muitos outros. Verdadeiros cineastas que tiveram muito cuidado em contar histórias chocantes sobre a violência e o descaso social que existe no Brasil e que nem por um momento sequer tiveram a pretensão de chocar para brilhar. Por outro lado, para você, o que interessa é chocar os demas paises mostrando nossa nação como uma pocilga. Isso demonstra que você não passa de um diretor anti-ético, oportunista e ignorante. É muito triste saber que a comunicação seja utilizada por pessoas tão despreparadas e com más intenções como as que teve ao realizar este documentário, em busca de sucesso em cima de lixo. Sim, o seu documentário não passa de um lixo. Para um documentário, o seu não tem um mínimo de qualidade na técnica e no conteúdo.

Quando falei acima que não passava de um covarde como diretor, reafirmo dizendo que não teria a mesma coragem mostrando a realidade suja e violenta nas periferias de "teu" novo país dos contos de fadas que são os Estados Unidos. A estética seria diferente, não é??? Te abririam portas por um lado, mas te fechariam um monte por outro. Te digo uma coisa: a violência que existe numa superpotência como os Estados Unidos seria muito mais chocante para o mundo, mas está para nascer aquele que vai transgredir as berreiras impostas pela estética cinematográfica hollywoodiana em que tudo é perfeito, todos são branquinhos e bonzinhos, até mesmo qualquer psicopata num filme B ou Z.

Para mim, como brasileiro, iniciante na faculdade de cinema, e apaixonado pelo meu país, fico cada vez mais triste com o cinema norte-americano e com cineastas de última categoria como você, que se aproveitam da comunicação para auferir seus própositos pessoais e não artísticos. O seu projeto não é arte. É oportunismo barato. O seu trabalho somente ajuda a prejudicar a imagem de um país que tenta se livrar dos estereótipos negativos, deixados pela imprensa amarela de alguns paises "primeiromundistas" que de todas as maneiras tentaram e tentam destruir todos os caminhos que possam ser traçados devido às inúmeras potencialidades de um país como o Brasil. É o mesmo que ocorre com o Boicote às políticas econômicas e sociais pelas empresas estrangeiras na América Latina e demais continentes, que cada vez mais são vistos como paises terceiromundistas, devido a proposital falta de informação de pessoas como vocês. E graças a vocês, podem até conseguir fazer alguns ruídos, mas a cultura gigantesca e primorosa de um país como o Brasil é muito maior para anular qualquer polêmica programada.

Espero que qualquer profissional do cinema com um mínimo de ética saiba reconhecer suas intenções primárias e piegas ao difundir uma realidade triste que cabe, somente, a nós brasileiros e a mais ninguém resolvê-la e não retratá-la com a intenção de se auto-promover. Me desculpe, mas isto não é cinema. E se essas são suas intenções, te desejo o pior como profissional.

Graças a Deus que o seu projeto seja apenas um documentariozinho, e estou certo que esta polemicazinha passará desapercebida aos olhos dos grandes experts de cinema. Serve apenas para alegrar um pouco chocando o seu "tiozinho Sam", no seu mundinho burguês de filhinho de papai e no seu país de contos de fadas ao qual tanto proteje. Bom, já que citei isto, vamos passar para o lado pessoal: Qualquer cidadão sabe como respeitar o seu país natal, por mais que o odeie, ele sempre manipulará uma imagem contrária a sua realidade( isso é o que faz hollywood). Essa é uma diferença entre nós, cidadãos brasileiros, ao qual nunca necessitei me amparar em qualquer outra nação para buscar minha felicidade. Já sou feliz onde estou, no meu dia-a-dia duro de estudante e trabalhador operacional, nessa nação maravilhosa, intrigante e imperfeita, chamada Brasil. Talvez isso me faça maior que você e quem sabe um dia possa exteriorizar profissionalmente o meu idealismo e mudar essa imagem que de forma tão irresponsável e covarde está sendo plantada.

Parabéns, alguma coisa você conseguiu: que seu projeto fosse posto em evidência como grande exemplo de canastrice.

reply

agora que quero ver esse filme mesmo.. deve ter tocado um nervo.. E, por favor, para de agitar a bandeira. Pierre

reply

Pelo o que me falaram, ele não vai mostrar esse filme no Brasil, porque uma pessoa que assistiu, ameaçou processar o Diretor caso o documentario fosse lançado aqui no Brasil

reply

Isso. Eu até entrei em contato com os produtores e eles afirmaram isso sobre a questão judicial.

E, na boa, essa idéia de que só brasileiro pode falar mal do Brasil é uma das coisas mais ridículas que eu já li. E dizer que ninguém fala mal dos EUA é a segunda coisa mais ridícula que eu já li. É só saber procurar os filmes certos que dá para encontrar muita coisa boa no meio dos hollywoodianos.

Eu recomendo que os revoltados procurem as entrevistas do diretor antes de fazerem comentários sem embasamento sobre a ligação dele com o nosso país.

E antes de terminar, eu gostei do filme. Pela primeira vez alguém teve coragem de levar para o cinema um escândalo relacionado com um político. Um político de verdade e um escândalo de verdade. Nada de ficção. Não faço cinema e não tenho condições de dar nota para os aspectos técnicos mas sou brasileiro, filho de nordestinos, morando no sudeste, trabalhando com pesquisa em uma universidade pública e nunca tinha visto alguém mostrar tão bem na tela como a corrupção é responsável por tanta desigualdade que existe nesse país. (A metáfora das rãs utilizada durante o filme foi algo brilhante na minha opinião).

reply

Bom, não vi esse filme ainda. Assisti uma cópia de divulgação do Tropa de Elite (Elite Squad) ontem. E apesar de ser um ótimo filme, não consigo imaginar onde Manda Bala poderia ser pior ou mais chocante. No início nos é afirmado q foi baseado em entrevistas com PMs, e tudo q está ali acontece. Sou carioca e talvez por isso não tenha me chocado tanto, mas vai chocar qq outro país. Gostei muito da crítica do filme às classes média e alta do brasil, a hipocrisia generalizada da maioria dos filhinhos de papai, da crítica ao sistema q se mantém, e entorta a força aqueles q ou se enquadram, ou estão fora, ou ainda pior, mortos. No inferno não existem santos. Os outros filmes brasileiros até agora foram mais preocupados em mostrar o lado humano dos bandidos, Tropa de Elite mostra o dilema na polícia, a briga pela sobrevivência onde não se pode confiar em quase ninguém.

A guerra é aqui e não adianta varrer sujeira pra baixo do tapete.

Mas acho q o filme tlz não consigo boas críticas pq a mídia, a "elite cultural" do nosso país, tb adora um baseado pra abrir a mente. E como diria o Capitão Nascimento: quem ajuda traficante é cúmplice.

reply

[deleted]

if you thought the documentary cast a horrible reflection of brazil, you may be more concerned with how others outside of brazil see the country. but those outside of brazil that would form an opinion of a whole country based on one little documentary need their heads examined.

there are many of these films being made in america about america. as a matter of fact, think of all the television programs, cartoons and comedy shows devoted to just corrupt u.s. politics. americans cast negativity on america, but rightly so. brazil should be just as forthright and real.

dbatista, i did appreciate the "frog" example as well, especially at the end.

reply

Parabéns, patriota! Você acaba de ganhar a Medalha Lula de Excelência em Serviços Prestados No Exterior. Parabéns!

reply

The documentary is well made. I gave it a 7/10. Soundtrack is 10/10. Lots of shocking sequences. The kidnap videos,people begging for their lifes, cutting the ears off etc.

It was obviously the corrupt politican from Para who stop the showing of this movie in Brasil.

reply

Jader Barbalho. The guy who said some people steal with a gun and others with a pen. I am as a politican steal with a pen.

reply

TRASH is a word that describes typical brazilian beaviour very accurately. This is a country where no one cares about their own neighborhood and litter everywhere, they pull down telephone lines with kites or with sticks and ropes, they knock down trash cans right after they've been set up by the municipality, they grafitti every possible and accesssible wall, surface and sidewalk. The sidewalks are unfriendly to handicapped people being the property of the owners who rebuild them with abrupt slumps that make them impossible to walk on.
Anyone who lives in Brazil and says it's a beautiful country with a nice people is either lying or is delusional.

'What goes around comes around. Just like a kangaroo.'

reply