academy awards


Rumor has it that Alice is going to be nominated... But for that, the movie has to be premiered in the USA (at least in DVD version), or else the Academy members won't really know the movie... Who has ideas??

reply

Show it, release it, and sell it! Anything!!! This movie truly deserves to be nominated. I think the movie must be in US theatres at least for a week, before 31st December. Then, start the publicity folks. It’s all so clear to me…

And the Oscar goes to, Marco Martins for Alice!

Cheers for the post

reply

[deleted]

Não vai ganhar em primeiro lugar porque há centenas de filmes mias fortes por todo o lado, por muito respeito que este filme mereça, e eu acho que merece e espero que o Marco Martins venha a fazer mais filmes, espero mesmo que sim, calma lá, é tão português esta coisa de sermos uma mgrande merda ou então termos logo de ganhar o Oscar, isso e a maioria dos comentarios de portugueses a filmes portugueses neste site, em que logo na primeira frase vem qual quer coisa como "o melhor filme português...", ou "mais um filme português que..." ou "não costumo gostar de filmes portugueses...". Que estupidez, os filmes feitos em Portugal podem ser tão diferentes, com objectivos tão diferentes, quem são estes atrasados mentais ? O que detesto esta gentinha toda só Deus saberia se quisesse.

reply

Deves ser uma pessoa a fugir para o frutrada, não? O que eu detesto gente frustrada só Deus saberia se quisesse.

Cada pessoa tem direito à sua opinião. As pessoas podem, de facto, achar este o melhor filme português e achá-lo merecedor do Óscar. E podem também achar que o cinema português é, em geral, fraco. Por que não?

Esta mania que algumas pessoas têm de achar que as suas verdades são absolutas é, francamente, triste.

reply

"Esta mania que algumas pessoas têm de achar que as suas verdades são absolutas é, francamente, triste."

eheheh De facto. No IMDb toda a gente é o maior crítico de cinema de sempre e sabe a Verdade sobre tudo que tenha a ver com cinema. Os outros é que estão sempre errados.


The void is a mirror.

reply

A começar por ti e as tuas verdades, lamento que te aches triste a ti próprio. E sim sinto-me frustrado por viver no mesmo país que pessoas como tu, era exactamente de ti que estava a falar, mas tu detestas pessoas frustradas porque és um triste que acha que as suas opiniões são verdades absolutas.

reply

"Os Oscares são um instrumento manipulado por pressões comerciais e politicas,"

Bem, se calhar isso é exagerar um pouco, mas também não deve andar muito longe da verdade... Não digo que os Óscares sejam "comprados" por alguém, mas são sem dúvida (pelo menos muitas vezes) atribuídos a filmes pelas suas capacidades comerciais e não por serem "bom cinema". Basta ver que clássicos como o "Apocalypse Now" ou toda a obra do Kubrick por exemplo, nunca ganharam o melhor filme. Nem o Kubrick melhor realizador, nem o Scorsese, nem o Welles... que na minha opinião são 3 dos melhores 5 ou 6 realizadores americanos de sempre... Mas o "Crash" ganhou... e pessoas e filmes que já quase ninguém se lembra, têm ganho... eles lá têm os seus critérios, mas não é difícil perceber quais são.

Os festivais europeus são muito mais interessantes.

Quanto ao Alice, não vai levar a nomeação. Na minha opinião até é merecedor, pelo menos merecedor de estar entre os principais candidatos a serem candidatos... mas há vários aspectos que jogam contra o filme, e são categoricamente impeditivos:

1. É português (quer queiramos ou não, é uma desvantagem pk somos um país cuja cultura é pouco conhecida)

2. Tem uma moral relativamente anti-massificação social e critica a falta de individualidade no mundo moderno - o que é tudo menos material para Óscar (basta recordar a obra de Kubrick e do Welles que lidam exactamente com esses temas).

3. Duvido seriamente que tenha tido uma boa campanha publicitária (ou de todo) nos States, e isso conta muito. Certamente que o Almodóvar teve muito mais publicidade (pessoalmente acho os filmes dele intragáveis, mas ainda bem que há espanhóis com sucesso no cinema mundial).

4. O que nos leva à questão Espanha: Se o Almodóvar ficar com uma nomeação, o Marco Martins deixa automaticamente de ter qualquer hipótese, porque para os americanos, e sem querer parecer preconceituoso ou obstinado, Portugal e Espanha são a mesma coisa, portanto seria dar duas nomeações a um só país. E convenhamos, o "Volver" vai ser nomeado.



The void is a mirror.

reply

«1. É português (quer queiramos ou não, é uma desvantagem pk somos um país cuja cultura é pouco conhecida)»

Ó homem, até o Nepal já teve um filme nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Essa já não pega, pá! E, quer queiramos quer não, a cultura portuguesa é, actualmente, bastante conhecida. Não tanto como a francesa, italiana, espanhola, alemã, claro que não, mas globalmente falando, é das mais conhecidas.

reply

Não me parece que seja assim tão conhecida. O cinema português não é certamente. Aliás, como o António-Pedro Vasconcelos dizia, "não há cinema português".



reply

Pois, o cinema português de facto não é. O problema, diria, é mesmo a falta de qualidade, no geral, do cinema português. É que de facto, salvo raríssimas excepções, não há por onde se lhe pegue. A começar pelo próprio António Pedro Vasconcelos, sim, porque filmes como "Call Girl" deixam muitíssimo a desejar.

reply

Não me parece que o cinema português seja assim tão mau quanto isso... não tem é promoção. Não temos a máquina cinematográfica (ao nível da produção e da promoção) que a França tem, por exemplo. Até a Espanha tem muito mais e maiores produções que nós. Mas até temos alguns filmes decentes, são poucos sim, mas temos alguns.


O Call Girl não é um mau filme, na minha opinião. Tendo em conta os recursos financeiros e o mercado de que dispomos, parece-me que até é um policial razoável e não fica assim tão atrás do que é feito no resto da Europa, para ser sincero até acho que fica à frente de muitos filmes produzidos em Hollywood. Tem certamente alguns problemas, sobretudo ao nível do argumento. Mas conta também com aspectos positivos, sobretudo as boas representações, uma boa história e até uma "moral" interessante e muito actual.

Além disso não esqueçamos que o A-P Vasconcelos fez "Os Imortais" que é facilmente, na minha opinião, o melhor filme português de sempre.




Last film watched:
Time of the Wolf by Michael Haneke - 7/10

reply

Sim, mas há países (falo agora de países europeus) que também não tendo uma "máquina cinematográfica" equiparável à de países europeus como a França, ao nível da produção e da promoção, tiveram vários filmes nomeados e até premiados (sei lá, Holanda, Suíça, Noruega, Islândia, países de leste). Mas também é verdade que muitos desses filmes, pelo que tenho visto, são resultado de co-produções com países europeus com a tal "máquina cinematográfica" (França, Itália, Alemanha e, até, Espanha, por exemplo), daí que talvez consigam ter uma projecção bastante considerável. Contudo, não é regra!

Não acho que o cinema do A. P. Vasconcelos seja "oscarizável" ou, até, muito "internacionalizável". Apostaria mais noutros autores, como João Canijo. Aprecio particularmente a Teresa Villaverde, que tem conseguido boa projecção além fronteiras e tem estado presente em imensos festivais de cinema internacionais (Cannes, inclusivé).

reply

Bem, eu não queria dizer que o A-P V. tenha filmes dignos de óscar, mas parece-me que é um bom cineasta que faz filmes "modernos" e com boas referências (por ex. adorei a referência ao "Belle de Jour" no "Call Girl").

Não conheço a obra do João Canijo, vou tentar conhecer. Quanto à Teresa Villaverde também tenho boa opinião do seu trabalho.



Last film watched:
The Phantom of Liberty by Luis Buñuel - 8/10

reply

sorry folks, no chance this is going to be nominated, it's just not relevant enough.

reply

It's about kidnapped children and how it affects its parents, how is that not relevant?

Só é uma pena que este filme não tenha tido maior exposição, porque acho que o Nuno Lopes tem um potencial fenomenal, e gostaria muito de ver, finalmente, um filme Português nomeado para um Óscar. Afinal, este filme ganhou um prémio bastante importante em Cannes, é preciso ter isso em conta, o que já foi uma grande conquista.

reply

because my children have not been kidnapped yet?

reply

So I can't really enjoy any film that doesn't reflect my own experiences, is that what you're trying to say?



The void is a mirror.

reply

O "Alice" é o filme que Portugal apresenta como candidato ao óscar de Melhor Filme Estrangeiro... e só isso e nada mais, não confundir com o óscar de melhor filme. Pode ou não ficar na selecção final para... (e repito) Melhor Filme Estrangeiro! Chegar a finalista seria já óptimo para o cinema português.

reply

[deleted]

Claro que era bom o Alice ser sequer nomeado, mas... cof cof...

reply

[deleted]

[deleted]

I also saw a lot of foreign movies and even portuguese movies that are a lot more appealing and better in every possible way. Unfortunately Portugal is a little country full of little people who have this inferiority issues and think that the reason why it isn't nominated is because there is a complot against them. This pathetic behaviour is one of the reasons why Portugal doesn't get a better country like it should be. It's sad and frustrating.

reply

[deleted]

by am_nike87 (Wed Oct 18 2006 08:45:57) Ignore this User | Report Abuse


"Lol, nem pensar. O Alice não vai ganhar, disso tenho a certeza.. não vai sequer ficar entre os 5 nomeados.. Os Oscares são um instrumento manipulado por pressões comerciais e politicas, portanto, não contem com "and the oscar goes to...". Aliás, os Oscares já não tem (ou têm pouca) credibilidade.. Quem vai ganhar o melhor filme estrangeiro vai ser o "Volver" do Almodovar. O jogo de interesses entre o cinema espanhol e Hollywood é demasiado forte para ser ignorado pelos membros da Academia."


Se quiseres ler o que tu próprio escreveste outra vez, provavelmente já nem te lembras.
A razão que apontaste foi "instrumento manipulado por pressões comerciais e politicas".

O Volver é um belíssimo filme em qualquer época ou parte do mundo, nem uma palavra acerca disso. Apenas "O jogo de interesses entre o cinema espanhol e Hollywood é demasiado forte para ser ignorado pelos membros da Academia".
Será que preciso de dizer mais alguma coisa ?
O Marco Martins fez um bom primeiro filme e pode vir a ser um óptimo cineasta, desde que mantenha a sanidade e o sentido crítico sobre comentários como o teu.

reply

[deleted]

Tanta preocupação com o filme ser ou não nomeado aos Oscars !! Se era bom ? Claro que sim, era mais um prémio para o filme e que em muito o ajudaria a ser mais visível para mais público, da mesma forma que todo o cinema português beneficiaria disso, visto que, no seu conjunto passava a ser olhado por um conjunto muito maior de espectadores do que aquele que já é.
Mas se a preocupação existe e é real... Ajudem vocês também, restante público português, a divulgá-lo. Se têm aqui a possibilidade de votar nos melhores do ano... Então porque não põem por exemplo, na categoria de filme estrangeiro do ano o ALICE ? De certo que com tantos comentários aqui a elogiarem o filme, em vez de votarem no VOLVER ( que não lhe retiro a qualidade ) votem no vosso. Votem no nacional. É além de um voto de confiança naquilo que é NOSSO, um voto para divulgarem aquilo que consideram BOM. Será isto sem dúvida uma muito melhor forma de se ajudar à promoção do que é nosso do que estarmos aqui a abrir guerras de palavras como se vê em muitos outros comentários a filmes que em vez de o serem passam a disparates sem nexo que dão posteriormente lugar a ofensas desnecessárias.

Bom cinema :)

reply

Votar nacional só por ser nacional é uma péssima ideia a não ser que o interesse seja estimular a mediocridade. Não estou a dizer que o filme é mediocre, muito pelo contrário. Mas isto não é futebol , é cinema e esses apelos ao patriotismo bacoco são exactamente aquilo que eu criticava, lamento.
Nunca votaria no Alice em vez do Volver, porque gostei muito mais do Volver e consigo ver que é um muitíssimo melhor filme.
Votar no nacional só porque é nacional é suicídio colectivo.

reply

Lamento que não tenha percebido que a ideia era divulgar e deixar os outros decidir, e não apenas votar só pelo ser nacional.
Mas de facto é português recorrer ao insulto do que tentar perceber :)
Feliz Ano

reply

Qual insulto ? Parece que não sou eu me ando a fazer de desentendido. Cite um único insulto no que eu escrevi, ou peça desculpa por fazer falsas acusações mentirosas.

Feliz ano.

reply

Parecem putos de seis anos a discutir por causa de um boneco do Noddi.

reply

Depois de tanta discussao..nem o Volver nem o Alice figuram entre os 5 candidatos finalistas a melhor filme estrangeiro. A minha aposta vai para Pan's Labyrinth :P

reply

Ganhou e mereceu, excelente filme.

reply