MovieChat Forums > Sorte Nula (2004) Discussion > Boa revitalização do cinema comercial po...

Boa revitalização do cinema comercial português??


É a prova que o cinema português pode crescer ainda muito. A contrariar a tendência de gastar subsídios em filmes feitos para minorias, este filme feito para o publico em geral vem provar que existe capacidade técnica para fazer bons filmes.

Na minha opinião tem vários defeitos:

- O argumento, apesar de ser dos melhores portugueses, poderia surgir mais depressa ao desvendar os mistérios, e não explicar tudo durante o filme. Claro que o público português não está preparado para pensar muito... é uma desvantagem.

- Não há necessidade de o elenco ser composto por celebridades, ficamos mais tempo a pensar na celebridade que na personagem. Por outro lado, a ideia de Fernando Fragata foi a de chamar mais público a ver o filme pondo um elenco de gente conhecida.

- A cena do striptease era escusada. Fica fora do contexto e é muito forçada. No entanto entendo que tenha sido uma boa estratégia de marketing. Outro exemplo destes é o crime do padre amaro. Não estou a ser contra a Carla Matadinho, mas acho que ela não teve um papel suficientemente forte para se impor como actriz, talvez mereça outra oportunidade, mas tem que rever o seu futuro como striper. Já para a Zara Quiroga, espero que tenha sido um papel em que ela estivesse à vontade, e não uma “oportunidade única” de ser actriz, pois um técnico cinematográfico com obra já feita merece mais que esta oportunidade.


Mas tem muitos pontos positivos:

- Apesar de ser um bocado contra o uso de celebridades (não actores) nos filmes, pois acho que tira a credibilidade da personagem que encarna, fiquei surpreendido com o desempenho de alguns actores. Rui Unas é um bom exemplo, ao contrário de Adelaide de Sousa que para uma actriz profissional ficou muito aquém na cena em que lhe contam que o marido morreu. No entanto, e a contrariar-me um bocado, por vezes é bom o uso de pessoas que nunca representaram, pois em Portugal à uma tendência para pôr actores de teatro a fazer cinema, e fica tudo uma bocado teatralizado.

- O argumento é bom, pelo menos para aquilo que estamos habituados no cinema português é fora do normal. No entanto, acho que podia ser mais um bocado trabalhado, pois a forma como se desenvolve desvenda tudo, não deixa quase nada para o fim e ainda faltar muita fita correr.

- Os efeitos são bons. Nada de hollywoodesco, mas o suficiente para fazer bons filmes.

- Bons cenários, bons locais, apesar de ser um bocado labiríntico e de não se entender como umas personagens passam umas pelas outras, dá a sensação de que as ligações são um bocado forjadas.

reply

Boa revitalização do cinema comercial português??

reply

de facto, tens razao em mtos pontos k levantas! nota-se k estudast minimamente bem o filme joao! contudo há um erro crasso k n sei se reparast no filme! há uma parte em se ve um gajo com a camara e tudo msm á descarada, o k nota mta falta de cuidado e uma má montagem!é algures na parte em k aparce o gajo dos xutos!Isso é msm mto mau! mas globalmente axo k tens razao nos outros pontos!fica bem e vai dando noticias! Tiago Santos de Anadia, Aveiro!se fores cinéfilo e kiseres falar de cinema tas a vontade , pk eu sou estudante de cinema na universidade da covilhã! o meu mail é [email protected] e podsm adiconar no msn! fica bem...

reply

Se achas que " o público portuguêes não está preparado para pensar muito", então este filme deve ser bom para o público português. Quanto a mim só me resta emigrar não é ? Obrigadinho pá.

reply